CURRICULUM


HISTÓRICO DE INSTITUIÇÃO

Desde sua criação no ano de 1998, o Projeto Gaia já atendeu mais de 50 municípios do norte de Minas Gerais, Vale do Jequitinhonha, Vale São Francisco e outros estados. Neste mesmo ano a Fundação Cultural Marina Lorenzo Fernandez aliaou-se a Tupinambá & Delphino Produções, coordenadora do projeto, para a implantação dos primeiros núcleos de Arte na região. Desde então o Projeto Gaia vem realizando, com o apoio das prefeituras dos municípios beneficiados, oficinas de iniciação ao ensino-aprendizagem da arte da dança, do teatro, da musica e outras formas de expressão nos seus aspectos teórico, prático e técnico, para aproximadamente 1500 alunos entre crianças, adolescentes e adultos, juntamente com técnicas de EVH – Educação em Valores Humanos. 

Em 2004 firmou parceria com a AMAMS – Associação dos Municípios da Área Mineira da SUDENE através da criação do CACE - Convenio de Arte, Cultura e Educação. Com a criação deste convenio, foi possível ampliar a área de abrangência do projeto, possibilitando a adesão de novos municípios, expandindo suas atividades na região Norte Mineira.

Daí porque no ano de 2005, atendendo a uma crescente demanda de projetos desta natureza em todo o país, o Projeto Gaia acabou por se tornar uma OSCIP – Organização de Sociedade Civil de Interesse Publico. Instituição Jurídica de Direito Privado, sem fins lucrativos, denominada Instituto Gaia – Arte Cultura Educação. Também no ano de 2005 estabeleceu-se uma parceria com o IBRAEC – Instituto Brasileiro de Ação e Estudos Culturais, através da realização do documentário “Grande Sertã Veredas”, gravado em DVD, contribuindo para a proteção da diversidade cultural por meio da preservação do patrimônio cultural e natural, salvaguardando a diversidade através da criatividade e do desenvolvimento sustentável, dois dos principais objetivos do estatuto do Setor de cultura da UNESCO.

No ano de 2006 criou a Bolsa de Estudos Jovem Protagonista em parceria com a SOEBRAS – Associação Educativa do Brasil no intuito de oferecer aos alunos dos municípios beneficiados pelo projeto, a oportunidade de concluírem seus estudos de forma mais eficiente, através de um acompanhamento diferenciado, visando à orientação e o encaminhamento profissional. Neste mesmo ano, estes alunos, além da Bolsa de Estudos Integral, recebem também alimentação e vale Transporte, parceria estabelecida com a ATCMC – Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Montes Claros.  Também no ano de 2006 firmou parceria com a UnB – Universidade de Brasília, através do Projeto de Extensão em Ação Contínua de Apoio ao Desenvolvimento Sociocultural na Região do Vale do Jequitinhonha – Minas Gerais. Trabalho que se mantém presente através da atuação de acadêmicos estagiários.

Graças a essas parcerias o Projeto Gaia realizou no ano de 2007 o 1º Encontro “Projeto Gaia” com apresentações de resultados cênicos de todas as cidades atendidas, além de grupos de trabalhos, seminários e palestras onde foram discutidos exaustivamente mecanismos para as organizações civis e públicas contribuírem mais ativamente para a proteção da diversidade cultural por meio da preservação do patrimônio cultural e natural. Este encontro resultou no documentário em DVD “Projeto Gaia – Educação para uma Nova Consciência”.

Em 2008, graças à repercussão do DVD “Projeto Gaia – Educação para uma Nova Consciência”, o Instituto Gaia foi convidado pela Rede Amazônica (afiliada Rede Globo) a excursionar pela região norte do país com o espetáculo musical “TERAPIA” Um Show de Interação que traz no seu conteúdo o seminário “Educação para uma Nova Consciência” apresentado em empresas, órgãos públicos e privados com o objetivo de capacitar e qualificar profissionais das mais diversas áreas. Assim o projeto amplia seus horizontes atingindo outros estados. Realiza em Goiânia/GO seminário para profissionais da educação de todo o estado a convite da Secretaria de Educação do Estado, estendendo o trabalho para a Prefeitura Municipal de Anápolis. Em seguida, com a SEMED – Secretaria Municipal de Educação de Vilhena/RO realizaram o VII Encontro de Educação de Vilhena; com a UNIR (Universidade Federal de Rondônia) através dos cursos de Educação Física, Psicologia e Pedagogia realizaram a Semana para uma Nova Consciência.

No final de 2008 o Instituto Gaia – Arte Cultura Educação estabelece uma importante parceria com a SEAS – Secretária Extraordinária de Ações Sócio-Educativas do Estado do Acre, para o desenvolvimento de atividades sócio educativas junto aos Centros de Recuperação de Menores Infratores e com o IAPEN – Instituto de Administração Penitenciária para capacitar em Valores Humanos os novos agentes penitenciários do estado.

No ano de 2009 o Instituto Gaia executou atividades nos estados do Tocantins a convite do Hospital e Maternidade da Fundação Dom Oreone, realiza projeto de Humanização no Atendimento Hospitalar; ACIARA - Associação de Comércio e Indústria de Araguaína e ITPAC - Instituto Tocantinense Antonio Carlos. Já no estado do Maranhão atua junto a Prefeitura Municipal de Imperatriz atendendo os profissionais da educação e ação social

No ano de 2010 depois de 02 anos de sucesso em turnê pela região norte do país, assistido por mais de 150 mil pessoas, o projeto retorna ao Norte de Minas Gerais para mais uma série de trabalhos.

No ano, 2011, o projeto passa a fazer parte do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Conselho Municipal de Assistência Social.

Em 2012 e 2013, inscrito nos conselhos o projeto retoma suas atividades no Norte de Minas Gerais estruturando sua sede para receber sua clientela com atividades artísticas e terapêuticas. Passam a serem atendidas as entidades Fundação Fé e Alegria, com crianças e adolescentes, Fraternidade São Francisco de Assis, com dependentes químicos e suas famílias, Conselho Tutelar de Montes Claros com apoio as famílias e grupos da3ª Idade de bairros próximos.

No ano de 2014 conquista o Titulo de Utilidade Publica e prepara projetos para serem executados durante o ano que se inicia.

De 1015 em diante o Instituto Gaia passa a investir no audio visual, produzindo um programa para a TV e Internet, com o objetivo de expandir seus conhecimentos relacionados a uma nova consciencia.